20 de mar. de 2014

"Tem dias que a gente olha pra si e se pergunta se é mesmo isso aí"

Definir-se é limitar-se. Não sei quem disse isso, mas, de certo, não queria perder o desejo em ser.

"Mas tudo na vida tem que ter limite!" eles dizem. Mas não entendo o que dizem, acho que falta alguma coisa nessa frase. Parece-me que tudo que não é bom na vida tem que ter limite. Ora, as coisas boas não nos pedem limite, não é? Quem aqui gosta de chocolate? Acho que muitos, senão todos. Qual é o limite para o chocolate? Nenhum. É bom comer chocolate de qualquer forma, a qualquer hora e em qualquer lugar. Se deixar, as pessoas comem até se fartarem. Quando há limites, elas não podem fazer isso. E só quem ama chocolates sabe a revolta que é precisar parar de comê-los por determinação de algum limite - seja ele de peso, de diabetes ou de dieta. O limite não apenas estabelece um fim para as coisas, como também tira o prazer de fazê-las. Há quem prefira não fazer só pelo fato de precisar parar. Compulsivos? Viciados? Não, apenas limitados.

Agora imagine o quão desesperador deve ser ter seu prazer de ser você próprio tirado de você. Defina-se. A definição é um escambo social, é um resumo do que você acha que é ou do que acha que faz, assim eles podem tentar te encaixar em um grupo social específico. Quando alguém se define bissexual, parece que não pode ter preferência, gosta dos dois sexos igualitariamente - inclusive, as pessoas entendem que não há relação monogâmica neste grupo. E quem é, sabe que não é bem assim. Quando alguém se define indeciso, os outros acham que essa pessoa não consegue tomar decisões por conta própria. Quando alguém define seu status de relacionamento como sério, é preciso que isto esteja exposto em todas as redes sociais, em uma aliança no dedo e, se possível, com uma tatuagem na testa e com cadeados em todas as pontes da Europa (com fotos que comprovem!); caso contrário, ninguém acredita. Mas quem precisa acreditar? A quem, de fato, importa se alguém está namorando/noivo/solteiro ou se é indecisa? 

A interpretação que os outros fazem de nós são livres, nestas não podemos interferir, mas esta liberdade deveria ser estendida às definições que fazemos de nós também. Definir é colocar um rótulo em um pote sem data de validade. Definir é como colocar limite a algo que nem sempre pede uma delimitação, algo que às vezes tem sua graça justamente na falta de limites. O sexo não pede limites, o amor não pede limites, o chocolate não pede limites... por que nossa vida em sociedade pede? É para não ter graça?


Estou no segundo pote de Nutella da semana e 10kg mais magra. Não entendo, mesmo, pra que limitar prazeres como estes.

.

13 de mar. de 2014

"It's been written in the scars on our hearts"



- Mi uma vez contou uma história. Era sobre um ex-namoradinho que ela teve. Enquanto ela era dondoca, gastando R$100, R$150 por dia em shopping, o namorado era bastante simples. O pai dava R$8 por dia para que ele passasse o dia inteiro na faculdade, de manhã até o fim da tarde. Dava isso porque era só o que tinha. Ele guardava R$5 todos os dias pra sair com ela no final de semana. (...) E quando você disse que vinha, mesmo se tudo desse errado, foi incrível. E só vinha a Mi na minha cabeça: "quem você acha que passaria fome pra estar com você agora?" (...)

- Eu te amo. E eu vou. Eu já disse que vou levar isso a sério.
(seria bom você responder alguma coisa agora xD)

- Desculpe, estava refletindo sobre a primeira oração.

- Você não sabia disso ainda?

- Sim, sabia. Você já falou uma vez, mas nem precisava ter dito, também. (...)

- Eu achava que a gente dizia que adorava um ao outro como eufemismo.

- É sobre isso o que eu estou refletindo. (...) Eu prefiro ter um pouco mais de clareza antes de te dizer isso. Prefiro que isso simplesmente saia, esbarre em mim. (...) Eu não sei se te amo, não faço a menor ideia. Eu posso levar como base algumas atitudes, mas eu não sei. E prefiro dizer que eu te adoro porque é a coisa mais forte que eu consigo achar nesse momento. E eu posso dizer que eu não sei viver sem você, porque não sei mesmo, porque foi difícil pra caralho ficar aqueles anos todos longe e porque eu sabia que você ia falar pra gente se separar de novo aquele dia em que nos encontramos no bar. E eu já fui te encontrar como o boi vai pro lugar do abate.

- Eu acho que você acaba de esbarrar na melhor definição: não conseguir imaginar a vida sem o outro.

.