18 de fev. de 2014

"It's time to see what I can do, to test the limits and break through."

Chego, enfim, a Portugal \ô/ depois de praticamente 24h viajando, finalmente a delícia do inverno europeu numa cidade milenar. Eu sou louca por história, então a sensação de estar aqui é indescritível pra mim. Como disse há uns dias no Face, a cidade do Porto 'Mistura o clássico com o novo, mistura o mar com o rio, mistura um monte de gente num canto só. Tem uma ventania de cortar as artérias no inverno e várias gaivotas plainando e cantarolando pela cidade, especialmente pela ribeira do Rio Douro, o que deixa o lugar extremamente romântico. Aliás, é delicioso ouvir as gaivotas enquanto se observa a força com que o rio passa - mais uma mistura: o ansiolítico tomado com energético. Porto é um canto aconchegante para qualquer renascimento, figura marcada da história "portucalense."'

Parte II - a) Primeiras impressões turísticas

Sobre o turismo, não tem nem o que discutir. Porto foi considerado o melhor destino europeu de viagem nos anos de 2012 e 2014. Segundo o regulamento, a cidade que ganhou no ano anterior não pode concorrer no ano corrente, isto explica o motivo de ela não estar listada para o ano de 2013. E também de não ter sido escolhida neste mesmo ano... =P

Porto é muito romântica e encharcada de cultura (e de chuva, chove muito aqui). Um dos pontos turísticos que eu primeiro visitei na semana que estive aqui foi a Estação de Trem de São Bento, com comboios que vão para algumas cidades de Portugal. Por dentro, os azulejos contam a história de Portugal, e é a coisa mais linda que eu já vi na vida inteira.




Uma coisa interessante aqui é que as pessoas confiam na sua honestidade previamente. É preciso pagar algum valor para usar estes comboios (não sei quanto, ainda não vi) e o guichê de pagamento fica próximo a uma das portas da primeira foto. Entretanto, a entrada para os trens não é controlada por qualquer máquina ou pessoa, qualquer pessoa pode entrar na área de trens. Existe apenas uma máquina parecida com aquela do RioCard para que a pessoa valide o ticket que comprova a compra da passagem. Ou seja, os portugueses vão confiar que você foi honesto de comprar o bilhete e validá-lo antes de entrar no trem. Entretanto, se você quiser dar uma de espertinho e não comprar o bilhete, ou comprar um bilhete mais barato para ir para um lugar cujo valor de passagem é mais alto, estará sujeito a um fiscal que eventualmente entra nos comboios e verifica todos os bilhetes adquiridos, e se o seu não estiver de acordo com o local para onde vai, então receberá em sua casa uma multa referente a 100 vezes o valor da passagem. Portanto, não vale a pena ser desonesto e os portugueses acreditam muito nisso. Este mesmo esquema de bilhetes, (ausência de) controle de passageiros na porta dos trens e de multas ocorre nos metrôs e nos ônibus.

Entrada sem qualquer forma de controle.

A honestidade é uma das virtudes mais prezadas pelos portugueses.


Também aproveitei para visitar a Torre dos Clérigos, o lugar mais alto do Porto. 


No dia em que fomos (eu e as meninas da casa onde morarei pelos próximos 6 meses) a ventania na cidade foi de 140 km/h. Lá em cima da Torre vê-se a cidade inteira e não é difícil constatar que ventava mais do que embaixo. O valor para entrar na Torre é de 2 euros e a subida pela escadaria é pesada e gelada, mas vale a pena.



A Sé do Porto mais parece um castelo. Imponente e bem localizada, dela é possível ver a Torre dos Clérigos, mas estão relativamente longe uma da outra. Mas nada em Porto é muito longe, é possível andar a pé tranquilamente, as distâncias não são tão grandes quanto parecem. O centro histórico, lugar onde se localizam todas estas áreas, é bem fácil de andar.




Eu na lateral da igreja! =p


A frente imponente da Sé do Porto.


E por dentro ela é incrivelmente bela. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a iluminação pelos vitrais, complementada pela iluminação artificial da igreja, dando a ela um aspecto clássico maravilhoso.

Lá no fundo dá pra ver o órgão. Enorme e lindo!


Fomos à famosa Ribeira, que separa Porto de Vila de Gaia. É o lugar mais chique do Porto, com restaurantes finos, muito bonitos e uma vista maravilhosa. O principal ponto turístico do Porto é exatamente este, e é o preferido dos namorados. Por vezes há apresentações culturais na Praça do Cubo, que fica do lado da Ribeira, e os passeios de barco pelo Rio Douro partem daqui. Eles são baratos, cerca de 10 euros, mas infelizmente não estão disponíveis nesta época do ano pois o rio encontra-se cheio e em sentido inverso - ele está indo em direção ao mar quando, na realidade, o mar deveria estar levando-o para dentro do continente. A Ribeira é um lugar muito tranquilo e simpático, com uma arquitetura muito bonita e bem preservada. Dá um charme todo especial pro lugar! Ótima pedida se você quiser um jantar romântico ou requintado, ou um passeio super agradável. Fica ainda mais bonita se vista a partir do outro lado da ponte - Vila de Gaia.

Praça do Cubo





Mas uma das coisas que eu mais gostei aqui no Porto foi, sem dúvidas, a arquitetura. Ela me transporta para outras épocas, me faz pensar que todo lugar pelo qual eu passo pode ter sofrido dezenas de ataques "bárbaros" por outras dezenas de vezes, e se reconstruído ou se restaurado ou se mantido. E isto é possível ver em toda Porto, nenhum lugar me deixa esquecer que aqui vive-se história a cada instante que se respira.
















Apesar de ser fácil andar pela cidade e das distâncias não serem tão grandes (apesar do Porto ser a segunda maior cidade de Portugal), pode ser que precisemos andar de ônibus e/ou metrô por aí. O sistema público de transporte é EXCELENTE: existem dois tipos de cartões tipo o Bilhete Único do RJ, e eles podem ser usados tanto em ônibus quanto em metrô. São os Andante: há o azul e o dourado. O azul é para eventualidades, caso você não use o metrô/ônibus com frequência e precise usar ou pro caso de ir para uma zona diferente da sua. O Andante dourado é para recargas mensais e pode ser usado em até 3 zonas distintas da cidade (por exemplo: zona norte, zona leste e zona sul OU zona norte, zona oeste e zona leste - enfim, o cliente escolhe 3 zonas para as quais vai mais e compra o cartão). Para estudantes o valor é de menos de 30 euros para andar infinitamente por quaisquer lugares dentro das tais 3 zonas de escolha. Para quem não é estudante, o valor não ultrapassa os 40 euros e o acesso a ônibus e metrô das 3 zonas à escolha também é ilimitado. Entretanto, os créditos colocados no Andante dourado têm duração até o final do mês corrente. Ou seja, quanto mais no início do mês você recarregar, maior será o desconto.

E vale a pena? SIM, muito, porque o valor de cada passagem é de 1,20 euro no metrô e 1,80 euro no ônibus. Vale lembrar que a cada 10 passagens creditadas no Andante azul, você ganha uma, e isto é pouco divulgado. ;)


Além disso, os ônibus só param no ponto, nem 2 passos à frente nem um metro atrás. O sinal podeestar vermelho e você, morrendo, mas o motorista é literal e não abrirá a porta pra você fora do ponto. Isto é bom porque assim o trânsito não fica desorganizado e as pessoas assumem a pontualidade de estar nos pontos na hora em que o ônibus passa - e são as mais loucas possíveis: 8:32, 10:17, 15:19... o metrô vem mais rápido e os destinos são os mais variados, inclusive o aeroporto. A estação da Trindade é onde todos os metrôs se encontram, então caso se perca numa das linhas (o que é difícil) volte sempre para a Trindade. Tem metrô até para Gaia e é muito limpinho e fácil de andar. 


Ainda não tive chance de conhecer o mar, mas quando for, publico fotos. Até agora sei que a água é muito mais fria do que no Brasil, mesmo quando aqui é verão. Falando em temperaturas, aqui é MUITO frio no inverno: a temperatura mínima tem sido 4ºC e a máxima, 12ºC, mas venta bastante aqui e a mínima chega a 0ºC. Algumas vezes, menos do que isso. Dizem que lá pra maio a temperatura já terá esquentado. Tomara que não!!! rsrsrsrs


No próximo post, que você pode consultar aqui, falarei um pouco sobre como está sendo morar no Porto, para além da visão do turista.


.

"You hold the key to an open door"

Eis que estou cá em Portugal e vos falo do futuro - literalmente, já que o fuso horário atual é de +3h em relação ao Brasil. Cheguei ao Porto no último dia 8 bem tarde, quase dia 9. Foi uma viagem bem cansativa, mas também bastante proveitosa. Vou dividir, então, este primeiro post em terras "portucalenses" em duas partes, sendo que nesta falarei um pouco sobre a viagem de vinda. Clicando aqui você vai para a segunda parte, na qual falo um pouco sobre as minhas primeiras impressões na cidade do Porto.

Parte I - Indo

Saí do Aeroporto do Galeão (RJ) às 23h30 de sexta-feira, dia 7, num voo da British Airways com destino a Londres (Heathrow, terminal 5). Comprei a passagem pela internet pagando com cartão de crédito, não tive problema algum quanto a isso. O check-in abriu 24h antes do embarque, realizei sem demora a partir de casa mesmo, imprimi o cartão de embarque e só precisei imprimir no guichê um voucher, para a saída do Rio. Meu voo tinha duas conexões e para elas eu utilizei apenas as folhas que tinha imprimido em casa, tudo sem problema nenhum, Não houve qualquer atraso na decolagem do avião no Rio, os britânicos são bem pontuais mesmo. Pouco tempo após a decolagem, os comissários serviram um jantar que eu esqueci de fotografar (estava morrendo de sono!!), mas era muito bom. Consistia de um pão, uma manteiga pequena para passar nele e o prato principal, que poderia ser macarrão à bolognesa ou um frango. Escolhi o macarrão e estava muito saboroso e bem temperado (contrariando o que dizem da culinária britânica). Veio, também, uma garrafinha d'água sem gás, uma salada, uma sobremesa (torta de limão - deliciosa!) e uma opção de suco ou bebida alcóolica (vinho ou whisky). Escolhi um suco de laranja. Achei engraçado que, após o jantar, passaram servindo o tradicional chá, e o comissário responsável por isso estava com um sorriso de uma ponta a outra do rosto - ou havia acontecido algo pra que ele tivesse ficado assim ou ele realmente estava muito contente por servir chá a todos, haha. Serviram também café.

De manhã, quando estávamos atravessando a península ibérica, foi servido o café da manhã: um croissant simples (mas saboroso), fruta, leite vaporizado, café ou chá e outra garrafa d'água. Veio também uma bala de menta. 

Falando em chegar, olha que vista linda da manhã que eu tive! 



Uma coisa que eu gostei bastante foi a delicadeza da empresa, não só no atendimento que os comissários prestaram como também pelos "mimos" aos passageiros: além de haverem dado uma bala de menta logo pela manhã, havia, à disposição de todos os clientes, uma pasta de dente e uma escova novinhas. Estavam enroladas em um saco plástico sobre a poltrona de cada um. Outro aspecto que eu adorei foi terem me colocado, automaticamente, em poltronas ao lado da janela. Não sei direito se foi pela antecedência na compra das passagens (comprei em novembro para voar em fevereiro), mas nos dois trechos em que eu voei British eu estava na janela.

Como meu voo foi de conexão para Lisboa, precisei ir até o terminal 3 do aeroporto pra seguir viagem, mas em Heathrow é tudo muito organizado. Há uma excelente sinalização no aeroporto para qual lado os viajantes de conexão devem ir e atendentes que sabem quais são os próximos voos à disposição para orientar qualquer transeunte perdido. Além disso, de um terminal a outro existe um ônibus gratuito do próprio aeroporto que faz o trajeto em cerca de 7 minutos (pois é, o lugar é imenso! =P). Chamou minha atenção o fato de haver muitos estrangeiros trabalhando no aeroporto e eram de várias nacionalidades, a maioria árabe e latina (especialmente espanhola).

No aeroporto, deu vontade de ir ao banheiro. E olha só o que eles vendem por lá...


Durex. Condom. Camisinha.
Pra que vender camisinha dentro do banheiro de um aeroporto? É um mistério, mas se tem quem venda, é porque tem procura, né??? =P

O voo da British RJ-Londres foi bastante confortável, apesar de eu ter ido pela classe econômica, mas o voo Londres-Lisboa já foi menos confortável. A viagem era curta, cerca de 3h30min, e não necessitava de tanta mordomia. A aeronave também foi menor. Serviram apenas um lanche neste trajeto: um pão com salada dentro (tinha um tomate amarelo, mas era adocicado e bom) e alguma carne não identificada e, desta vez, havia a opção de suco, água ou refrigerante. Em ambos os trajetos percorridos o idioma que os atendentes utilizavam era o inglês, mesmo o voo para Lisboa tendo muitos portugueses, e em nenhum deles houve atraso.

Entretanto, a última conexão que fiz foi de Lisboa para o Porto e foi pela TAP. O voo saiu com pouco mais de uma hora de atraso e eu me senti numa lata de sardinha. A poltrona era muito pequena, estava abafado dentro do avião e, pelo voo ser muito curto (menos de 50min), não houve qualquer alimentação. A minha sorte foi que resolvi comer um sanduíche no McDonald's do aeroporto, caso contrário eu teria chegado ao meu destino faminta, apenas com o sanduíche que eu havia comido 5h ou 6h antes.

Totalizando, minha viagem foi do Rio de Janeiro para o Porto com 3 paradas durante o caminho e foram quase 24h viajando. Saí do Brasil às 23h30 locais e cheguei no Porto por volta das 22h30 (20h30 no horário de Brasília). Comprei tudo pelo site da British Airways (BA) e paguei, à época, cerca de U$880 (ida em fevereiro e retorno em agosto). Conheço gente que pagou o mesmo valor para uma viagem um pouco mais curta: RJ-Madrid, com espera de cerca de 5h no aeroporto e depois Madrid-Porto, voando Iberia, que é parceira da BA. Este foi, dentre todos, o valor mais barato que eu achei. 

Eu recomendo viajar pela British Airways não apenas pelo conforto nos percursos que fiz com ela, mas também pela qualidade dos produtos oferecidos. É possível, por exemplo, conversar com pessoas que estejam dentro do avião, em qualquer cadeira, apenas selecionando a opção de chat no monitor que fica na cadeira à frente. É uma boa diversão para quem não quer/não consegue dormir ou para quem não quer mais assistir filmes ou ouvir música. A refeição é ótima, os assentos são bem confortáveis (mesmo o segundo avião era suficientemente confortável, e muito melhor do que a aeronave da TAP, por exemplo) e o preço estava muito em conta.

Já posso dizer que passei por Londres e que vi a Tower Bridge e o London Eye! Huehuehuehuehue. Mas espero poder voltar pra conhecer a cidade de baixo, porque de cima só não tem graça! =P



.