22 de mar. de 2012

"Debaixo dos caracois dos seus cabelos, um soluço e a vontade de ficar mais um instante"

(foto retirada de meu arquivo pessoal)

Quando a mulher fala "vou mudar o cabelo", ela não está apenas querendo sentir o cheiro da amônia, prancha e secador. Ela não está apenas querendo ir ao salão pra fofocar com o amigo cabeleireiro suas frustrações, raivas e desesperos enquanto ele aniquila e destroi cada fio, numa metáfora externa daquilo que se passa dentro do coração da mulher. Não... vai muito mais além.

O cabelo da mulher é a forma dela expressar seus sentimentos. Se está feliz, ele está solto; se está triste, possivelmente estará preso ou então arrumado de qualquer jeito, mas para trás; se está nervosa, ele não para quieto em meio a seus dedos; se está arrasada, ele se molha junto com suas lágrimas – não para ser solidário, mas para tentar esconder a maquiagem borrada pela tristeza. O melhor amigo do homem é o cabelo feminino, porque ele, sim, entende a mulher mais do que ela própria e traduz às demais pessoas os sentimentos que ela própria, muitas vezes, faz questão de esconder (por medo, angústia ou apenas para não perder ainda mais a cabeça).

Quando a mulher fala “vou ao cabeleireiro” ela não quer que ele simplesmente corte as pontas ou dê um up na tintura. Ela quer que ele a faça sentir diferente, renovada. A tesoura, a química e todo aquele cheiro típico de salão de beleza fazem a mulher se esconder em um mundo fictício onde tudo é elogio, onde não há passado inglório nem borrões na maquiagem, onde a felicidade é um espelho no qual ela se sente bem não pelo seu peso, sua roupa ou seu rosto, mas sim por aquilo que aparenta ser: algo que não é.

Parece ilógico, incoerente, mas a mulher PRECISA ser o que não é para fingir que não aconteceu aquilo que ela precisa esquecer. Não que ela precise esquecer porque foi ruim: na maioria das vezes, se ela muda o cabelo para que o espelho, espelho dela diga que não existe ninguém mais linda do que ela, possivelmente aquele passado foi excelente, sempre trará memórias incríveis e a sensação de que aquele presente foi a pior escolha ou acontecimento da vida dela, simplesmente pelo fato de ela não poder mais estar no passado e viver tudo aquilo de novo.

Má notícia pros homens é quando a mulher está arrasada e nem pensa em mudar o visual, nem que seja pra pintar só as pontinhas de loiro ou tacar um preto azulado nele inteiro, em tom de luto. Uma mulher de luto real precisa mudar algo que lhe seja muito caro em sua essência para, como uma fênix, renascer daquilo que a matou. E não há nada mais importante para uma mulher do que seus cabelos, bem cuidados e saudáveis, pelos quais dançam as mãos masculinas num desespero amoroso de se perder em seu mundo e tentar entendê-las, essas mulheres, mas sem se darem conta de que os olhos de uma mulher, por mais desmontáveis que sejam, nunca serão tão expressivos quanto seus cabelos.

E fica aqui uma dica: se uma mulher não lhe diz aquilo que deseja ouvir dela, se ela não sabe qual atitude tomar, provavelmente ela ainda não pintou, descoloriu, alisou, cacheou ou cortou seu cabelo. Enquanto você pergunta a ela o que ela quer da vida, a mulher não espera que você entenda o motivo dela não te olhar nos olhos e passar tantas vezes a mão pelo couro cabeludo. É um adiantamento retórico o fato dela própria alisar os fios com as mãos. É uma fuga de si, do momento, uma tentativa de ver no pôr-do-sol uma resposta óbvia, que ela obviamente não tem ou prefere apenas não dizer, porque naquele momento, naquele cabelo, ela não está se sentindo confiante. A mulher é aquilo que ela aparenta ser, e não que ela não seja aquilo, mas é apenas o que ela permite mostrar aos olhos dos outros: a perfeição do Olimpo, a formosura de Vênus, a ira dos deuses, a queda da Bastilha, a ruína de Tróia... os cabelos de uma mulher mostram sua real intenção, ainda que os lábios mintam o que os olhos dizem só pela metade.



PS.: mudando de assunto... o que vocês acham? Progressiva ou baby liss?

.

Um comentário:

  1. Cachos! Decididamente! kkkkkkkkkk
    Para mostrar o quanto somos enroladas!

    ResponderExcluir

Antes de sair, gostaria de deixar um recado?
Obrigada pela atenção e volte sempre!