17 de mai. de 2011

"Naquele instante, diante da chance de roubar um pouco de paz"

Esses dias eu conheci Cachoeira do Brumado, um distrito de Mariana, MG.
Fica a cerca de 30min de distância da cidade-sede e tem ônibus diariamente (sendo que, durante a semana, há intervalo de 2h entre cada um e aos sábados e domingos existe apenas 1 ônibus de ida e 1 de volta).

E o lugar é simplesmente... UM VILAREJO!


Tem um mercado (este da foto acima), duas escolas (uma de ensino fundamental e outra de ensino médio), ambas públicas, tem um ônibus que faz o trajeto Cachoeira do Brumado x Mariana em alguns horários durante o dia e apenas uma ida e uma volta aos sábados e domingos. Tem umas duas igrejas - porque a cidade é uma ladeira bem íngrime e seria muita tortura fazer o cidadão subir quase meia-hora pra uma missa de mais uma hora, né? rsrsrs. Faz sentido...

O que tem em Cachoeira do Brumado?

Caminhos bonitos...


Flores bonitas...


Refrigerante de 600ml por R$1,50...


Cachorros...


Tá... mas, afinal, o que tem Cachoeira do Brumado?
Ora essa... cachoeira!!



A cachoeira do brumado fica bem no centro do distrito de Cachoeira do Brumado. Pegando o ônibus, basta pedir pra saltar na ponte do rio e ir andando reto. Não tem como se perder. Em algum momento você vai cair em uma bifurcação: os dois caminhos vão te levar à cachoeira. Não dá nem 10min de caminhada da ponte do rio até a cachoeira. Seguindo o caminho da esquerda, você deve ver uma cachoeira bem tímida como esta:



A cachoeira tem este nome por causar, de fato, uma bruma (nevoeiro espesso) na área onde cai. Sua queda d'água nem é tão alta assim, mas o nevoeiro é bem intenso (tanto que, a cerca de 4m de distância, meu caderno ficou completamente encharcado). A bruma criada é tão intensa que olhem que coisa mais linda é vista de certo ponto do laguinho natural ao redor da queda d'água:


Conseguem ver o arco-íris? Para os que, como eu, sempre quiseram descobrir o que existe após o arco-íris, aqui está: um verdadeiro paraíso de formas e cores incríveis!





Inteligentemente, o percurso das águas foi usado para jogar água para os estabelecimentos da região (sim, porque na foto mais ali em cima da face mais "tímida" da cachoeira, existem casas e comércio, rsrs). Ao sair da lagoazinha formada pela queda d'água, colocamos nosso pé em contato direto com a terra e ele fica bem sujo. Para limpá-los, que tal um daqueles chuveiros como os da praia?


Confesso que nunca, na minha humilde vida de carioca urbana que sou - e, no fundo, sempre serei - nunca havia ido a um distrito, ou pelo menos nunca estive em algum distrito que se diferencie tanto do status de cidade. Ao entrar em Cachoeira do Brumado, acredito que ninguém dê nada pela cidade: começa com fazendas, muitas fazendas; logo vem a constatação de que é uma área essencialmente rural. E, sim, talvez seja mesmo, mas não com fazendas. Pelo menos.

Depois aquele local estranho, bem simples, com apenas uma rua - que circula a região e vai do topo do morro até a cachoeira, que fica bem no centro do local.

Mas ao chegar na cachoeira... QUE cachoeira! As musas do Hélicon todas estavam presentes ali tocando harpas com Miguel e Gabriel, de fato. Uma paz, uma tranquilidade, um momento só seu naquela área comunitária da harmonia e do prazer. É encontrar-se consigo mesmo e lavar a alma por completo. Abster-se de tudo quanto é dúvida ou mal. Jogar fora/Esquecer tudo o que lhe fizer bem apenas ao ego. Cachoeira do Brumado é um local mágico que te remete ao mais profundo ser que existe em você, mas é necessário um coração elevado para sentir a energia do lugar. Apenas feche os olhos e você vai conseguir sentir isso: está na brisa, na bruma, no pássaro que beija seus lábios contra sua imagem refletida na água de pedras rasas e profundeza translúcida.


Para quem quiser conhecer Cachoeira do Brumado, os horários são:
- de segunda à sexta, a partir de, aproximadamente, 07h30 da manhã tem ônibus indo para lá. Os intervalos entre os ônibus são de cerca de 2h.
- sábados: Mariana x Cachoeira do Brumado às 12h e Cachoeira do Brumado x Mariana às 16h.
- domingos: Mariana x Cachoeira do Brumado às 10h e Cachoeira do Brumado x Mariana às 18h.
Empresa: Transcotta
Local de embarque: ponto do outro lado da rua à qual fica o Terminal Turístico de Mariana.
Não há hotéis, mas há em Mariana. Existem bons e de primeira classe. Para maiores informações, deixe sua pergunta no campo de comentários.

Particularmente eu recomendo um pique-nique aos sábados, pois a volta é durante o anoitecer e a arquitetura maestral do céu é simplesmente divina. Deixo vocês hoje com uma foto do céu de Mariana na hora da volta pra casa vindo de Cachoeira do Brumado, por volta das 17h. Abraços a todos!!

.

2 comentários:

  1. ADOREI este post sobre a cachoeira, me ajudou muito...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Mariana! Sempre que conheço lugares novos preparo um texto bacana pra falar das coisas boas do lugar. Minha próxima viagem deverá ser em julho. Fique de olho, será MUITO bacana! =)

      Excluir

Antes de sair, gostaria de deixar um recado?
Obrigada pela atenção e volte sempre!