2 de abr. de 2016

Metamorfose de Narciso

Eu não gosto de anabolizantes. Muita gente não gosta. Mas muita gente gosta de maquiagem, peito de silicone e remédio para o cabelo crescer e eu não vejo muita diferença disso pra um anabolizante.

Anabolizantes são aquelas pílulas ou injeções que as pessoas tomam para ficarem maiores, mais magras, mais desejáveis. Ser menos de si aparentemente é ser bonito. Beleza, entretanto, é um conceito relativo. Gregos, renascentistas e pós-modernistas, para citar apenas algumas fases da humanidade, entendem o belo de formas diferentes: mais musculoso, mais gordo, estética acima de tudo. Não é preciso ir muito longe para ver a complexidade do tema: Monalisa ainda é considerada a mulher mais bela do mundo, mas ainda é incerto se a pessoa que serviu de modelo era um homem ou uma mulher. Transgenia artística? Androginia natural? De qualquer forma, é comum ouvirmos que uma mulher halterofilista é feia "porque parece um homem." 

A vida imita a arte que imita a vida. 

De tantas mil maneiras que a beleza pode ser, a que me incomoda é a arbitrária. É comum, e correto, diga-se de passagem, ouvir que anabolizantes aceleram um processo metabólico que aconteceria naturalmente. Opta-se, entretanto, por uma instilação de hormônios, que não vai causar muito menos do que uma TPM severa (pelo menos assim os homens entendem um pouco do nosso drama). Cabelos também crescem naturalmente - cerca de 2cm por mês com uma dieta saudável. Sei disso porque já fui careca um dia. Você também. Todos fomos. Talvez demore dez anos, talvez demore dois, para que as pessoas tenham o cabelo na altura que desejam, mas isso sempre acontece (a menos, claro, que alguma doença aconteça - nem entrarei nesse assunto). É possível alcançar esses objetivos, e outros, com regularidade de exercícios e alimentação adequada. Para que querer isso para ontem, então?

O aparte aqui se dá, obviamente, no caso da maquiagem, que não atua diretamente em processos biológicos, mas cuja praxis é muito semelhante: a obtenção de uma qualidade que originalmente... não está? O olho não é naturalmente destacado ou é oriental demais (como se isso fosse ruim...) e é preciso arredondá-lo? Há uma cerimônia chique e é necessário parecer diferente - porque no cotidiano é sempre igual? É sempre pobre? Porque é preciso ficar bonita (porque normalmente não se é?)? 

Essas respostas, que eu questiono quando me perguntam por que não gosto de maquiagem, são sempre rebatidas com "Sou, mas quero mais." Há uma necessidade de ser e ter logo, já. Deixam a paciência para o trânsito caótico da cidade e para as longas viagens (que chegam a custar o dobro do preço para não ficar o dobro do tempo no trajeto). A beleza, seja ela qual for, deve ser adquirida a todo custo antes de pensada e refletida. 

No espelho nunca somos; estamos. Ser é muito difícil de mudar. Mas se podemos ser quem quisermos, que seja hoje.


A vida imita a arte, que imita a vida.

Metamorfose de Narciso - Salvador Dalí.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair, gostaria de deixar um recado?
Obrigada pela atenção e volte sempre!